- Quem não conhece o famoso programa GIMP ? A maioria dos utilizadores mesmo sem grandes conhecimentos em photoshop ou para aqueles que o têm usam como " uma alternativa livre ao Adobe Photoshop" tem evoluido imenso ao longo dos tempos .
A verdade é que temos as diversas opções ao trabalhar no editar das imagens na área dominada pelo Photoshop, mas mesmo assim o GIMP oferece ferramentas e opções mais que suficientes para a grande maioria das pessoas. Até mesmo em casos como a pintura de texturas e criação de mapas UV para modelagem 3d, o GIMP substitui perfeitamente o Photoshop. Possuí também as diversas ferramentas equivalentes a recursos aclamados do Photoshop CS5, casos do Content-aware Fill entre outros. Sim, esses recursos estão presentes no GIMP há ANOS!!!
Uma nova versão do GIMP está sendo preparada para lançamento em 2011 ( adiado para final de 2011) e já podemos conferir várias das novidades nessa pequena lista, com 24 itens novos para a versão 2.8.
Quais são essas novidades?
- Tem a possibilidade na criação de diagramas e anotações em imagens, seja em fotografias ou mesmo em imagens renderizadas. Para quem já usou o GIMP, sabe que a edição do texto é feita em janelas separadas. Agora será possível adicionar, editar e formatar o texto directamente na moldura da imagem. Isso será extremamente útil além de acelerar bastante o processo da criação.
Quando trabalhamos em projectos envolvendo diversas camadas com imagens e textos, o processo de edição acaba sendo dificultado pela quantidade de informações. Agora poderemos organizar as camadas em grupos!
Pequenas mudanças podem fazer a diferença também, como é o caso dos contornos nos pinceis usados para trabalhar com pintura. Nos casos em que é necessário editar mapas de texturas no GIMP, isso ajudará a visualizar a área de efeito do pincel.
Essas mudanças facilitam bastante a vida de quem já usa a ferramenta e terá impacto positivo no uso da ferramenta por usuários mais novos, pois a edição e manipulação de imagens no GIMP fica cada vez mais simplificada.
- Temos duas ferramentas chamadas de Liquid Rescale e Resynthesizer que permitem realizar as mesmas edições do Photoshop. Uma funciona para redimensionamento de imagens sem deformar partes chave, e a outra preenche partes da imagem usando padrões identificados pelo próprio software.
O tutorial abaixo mostra de maneira bem simples o funcionamento de ambas as ferramentas no GIMP, e pode servir como referência para qualquer pessoa interessada em reproduzir o efeito. Basta fazer o download da ferramenta, que é totalmente gratuita e editar as suas fotografias.