sexta-feira, 6 de maio de 2011

GIMP 2.8 e sua novas funcionalidades

  • Quem não conhece o famoso programa GIMP ? A maioria dos utilizadores mesmo sem grandes conhecimentos em photoshop ou para aqueles que o têm usam como  " uma alternativa livre ao Adobe Photoshop" tem evoluido imenso ao longo dos tempos .


A verdade é que temos as diversas opções ao trabalhar no editar das imagens na área dominada pelo Photoshop, mas mesmo assim o GIMP  oferece ferramentas e opções mais que suficientes para a grande maioria das pessoas. Até mesmo em casos como a pintura de texturas e criação de mapas UV para modelagem 3d, o GIMP substitui perfeitamente o Photoshop. Possuí também as diversas ferramentas equivalentes a recursos aclamados do Photoshop CS5, casos do Content-aware Fill entre outros. Sim, esses recursos estão presentes no GIMP há ANOS!!!

Uma nova versão do GIMP está sendo preparada para lançamento em 2011 ( adiado para final de 2011) e já podemos conferir várias das novidades nessa pequena lista, com 24 itens novos para a versão 2.8.

Quais são essas novidades?


  • Tem a possibilidade na criação de diagramas e anotações em imagens, seja em fotografias ou mesmo em imagens renderizadas. Para quem já usou o GIMP, sabe que a edição do texto é feita em janelas separadas. Agora será possível adicionar, editar e formatar o texto directamente na moldura da imagem. Isso será extremamente útil além de acelerar bastante o processo da criação.

Quando trabalhamos em projectos envolvendo diversas camadas com imagens e textos, o processo de edição acaba sendo dificultado pela quantidade de informações. Agora poderemos organizar as camadas em grupos!

Pequenas mudanças podem fazer a diferença também, como é o caso dos contornos nos pinceis usados para trabalhar com pintura. Nos casos em que é necessário editar mapas de texturas no GIMP, isso ajudará a visualizar a área de efeito do pincel.
Essas mudanças facilitam bastante a vida de quem já usa a ferramenta e terá impacto positivo no uso da ferramenta por usuários mais novos, pois a edição e manipulação de imagens no GIMP fica cada vez mais simplificada.


  • Temos duas ferramentas chamadas de Liquid Rescale e Resynthesizer que permitem realizar as mesmas edições do Photoshop. Uma funciona para redimensionamento de imagens sem deformar partes chave, e a outra preenche partes da imagem usando padrões identificados pelo próprio software.

O tutorial abaixo mostra de maneira bem simples o funcionamento de ambas as ferramentas no GIMP, e pode servir como referência para qualquer pessoa interessada em reproduzir o efeito. Basta fazer o download da ferramenta, que é totalmente gratuita e editar as suas fotografias.

Lançamento do livro “Logo Design Love: A Guide to Creating Iconic Brand Identities”


 O livro “Logo Design Love: A Guide to Creating Iconic Brand Identities” do designer norte-irlandês David Airey é um daqueles livros obrigatórios que todo profissional da área deveria ler. A Alta Books (que possuíu versão traduzida em Português-Brasil).

Versão em inglês do livro

David Airey, o autor do blog do mesmo nome e do blog “Logo Design Love“, já era famoso por estes dois projectos. Depois do lançamento do livro “Logo Design Love: A Guide to Creating Iconic Brand Identities” (“Design de logotipos que todos amam – Um guia para criar identidades visuais“, traduzido e distribuído no Brasil pela Alta Books). O “Logo Design Love” é  um manual de como criar logotipos de uma forma espectacular e profissional. E com clientes do porte da Yellow Pages™ (Canadá), Giacom (Inglaterra) e Berthier Associates (Japão), Airey prova que é um dos grandes nomes no design actual.



Como faço para concorrer ao sorteio deste livro?

Alta Books foi gentil para fornecer uma cópia para sortear os leitores. Para fazer algo diferente do já cansativo “twittem este link”, este sorteio será feito em  – o Exército do Design.
Basta ir na página do Exército, preencher seu nome, confirmar através do link que é enviado via email e esperar! O sorteio será feito dia 12 de Maio. 
Um aviso importante: Se  já estava inscrito no Exército antes, não precisa se preocupar: pois está concorrendo!
Para mais informações poderam visitar o site Design Blog no Twitter ou http://design.blog.br/! Poderá ficar por dentro das novidades no mundo do design, com links interessantes.