quinta-feira, 19 de maio de 2011

Thunderbolt x USB 3.0 – Nova "guerra" de padrões?

A Apple tem feito posição como também outros fabricantes de hardware mostram que o mercado está dividido entre as duas opções de interface.
Thunderbolt (fig.1),  é o novo padrão para conexão em alta velocidade de dispositivos externos. O seu desenvolvimento pela Intel começou em 2009, era na altura chamado de “Ligh Peak”. Este ano a Apple começou a utilizar esta interface de alta velocidade nos modelos mais recentes dos laptops MacBook Pro e nos desktops iMac “tudo-em-um” (all-in-one).
 fig.1 Logo

Com velocidade de transferência de até 10 Gbps (gigabits por segundo) full-duplex (ou seja, em ambos os sentidos – entrada/saída – simultaneamente), o Thunderbolt também tem suporte para os padrões DisplayPort e PCI Express 2.0. O Thunderbolt pode ser usado como porta para um monitor extra e também com dispositivos externos de vídeo com velocidade semelhante à obtida duma placa gráfica interna. Apesar de estar presente em modelos da Apple desde Fevereiro, nenhum outro micro oferece o Thunderbolt. O maior senão é de não possuir dispositivos externos compatíveis com o padrão! A Intel afirma que este cenário vai mudar até o final de 2011/início de 2012, com lançamentos de unidades SSD, video-hubs, etc.

O padrão USB 3.0, também chamado de “Superspeed USB” (fig.1), está presente em PCs de vários fabricantes desde 2010. Praticamente todos os desktops/laptops  que usam a segunda geração da linha Intel Core têm suporte ao padrão USB 3.0. Apesar dos chipsets  da Intel ainda não possuírem suporte nativo para o USB 3.0, o padrão é implementado pelos fabricantes de placas-mãe usando chips compatíveis (NEC, etc).

 fig.1 Logo

A velocidade de transferência máxima do USB 3.0 chega a 5 Gbps (metade da velocidade do Thunderbolt), mas o USB 3.0 é compatível com os padrões USB anteriores (2.0, 1.x), É claro que, neste caso, os dispositivos trabalharão com a velocidade compatível (no caso do USB 2.0 – 480 Mbps). Além disso, o padrão USB 3.0 não tem suporte nativo a dispositivos de vídeo.

Qual então o melhor ?

Do ponto de vista técnico, o padrão Thunderbolt é superior ao USB 3.0. contudo convém realçar que a compatibilidade e a oferta de dispositivos USB 3.0 é muito maior. Então, qual padrão escolher?
A Intel afirma que seus próximos chipsets, desenvolvidos para a família Ivy bridge, oferecerão suporte a ambos os padrões. Provavelmente, os dois padrões vão coexistir em várias máquinas, assim como acontece com USB 2.0 e eSATA. A decisão da Apple de adoptar o Thunderbolt ao invés do USB 3.0 pode fazer com que o padrão se transforme num novo “Firewire”, que apareceu primeiro nos micros da Apple e acabou sendo pouco utilizado em outros PCs, apesar de ser suportado pela maioria deles.

A meu ver acho que o Thunderbolt poderá ficar num padrão para o mercado de edição de vídeo ("velocidade de transferência de até 10 Gbps,padrão USB 3.0 não tem suporte nativo a dispositivos de vídeo"), enquanto que o USB 3.0 deverá ser usado de forma mais ampla numa série de dispositivos ("está presente em PCs de vários fabricantes desde 2010...todos os desktops/laptops...'que' usam a segunda geração da linha Intel Core têm suporte ao padrão USB 3.0").

Só teremos aguardar 2012 e ver se confirma a minha opinião .

Fontes: Guia PC
            Wikipédia